Regras de Participação

O Desafio 201 é um evento, onde dois veículos de cada vez, devidamente inscritos como participantes, terão o direito de uso da pista oficial de Arrancadas. Para isto, deverão ser seguidas as regras abaixo:

1 - O evento Desafio 201m ocorrerá nos dias definidos no calendário a ser divulgado no site e Facebook. Os participantes somente terão acesso ao autódromo dentro dos horários estipulados, conforme especificado no ato da inscrição. 

2 - Para tomar parte do "Desafio 201m" o participante deverá ser maior de 18 (dezoito anos) e estar devidamente habilitado. (a apresentação da CNH será obrigatória no ato da inscrição).

3 - O participante poderá efetuar a inscrição na sede da Força Livre, localizada na Av. Presidente, 574. Ou ainda, junto à secretaria oficial do evento, conforme cronograma divulgado antecipadamente. (se ainda houverem vagas disponíveis). No ato da inscrição o participante apresentará sua CNH e preencherá termo de compromisso e responsabilidade. Cada participante receberá uma pulseira de identificação que deverá ser usada durante todo o tempo em que estiver participando do evento, pois a pulseira será seu acesso ao mesmo. O número máximo de veículos inscritos será de 120 veículos.

4 - O valor de cada inscrição de participação será de R$ 190,00 (Cento e Noventa Reais) antecipadamente, e de R$ 250,00 (Duzentos e Cinquenta Reais) para inscrições feitas no dia do evento. Este valor inclui a inscrição do veículo, pulseira de acesso de 1 (um) condutor e 1 (um) ingresso para convidado válido para o domingo.

5 - No ato da inscrição cada participante deverá decidir em qual “classe” irá competir, sendo estas divididas pelos tempos limites de cada veículo (tempo de pista sem reação) como segue:

Des 201m 9.0s – para veículos que percorrem o trecho cronometrado em tempo superior a 9,000 segundos. Veículos de tração dianteira ou traseira.

Des 201m 8.2s – para veículos que percorrem o trecho cronometrado em tempo superior a 8,200 segundos e inferior a 8,999 segundos. Veículos de tração dianteira ou traseira.

Des 201m 7.7s – para veículos que percorrem o trecho cronometrado em tempo superior a 7,700 segundos e inferior a 8,199 segundos. Veículos de tração dianteira ou traseira.

Des 201m Livre Dianteira – exclusivamente para carros de tração dianteira sem limite de tempo mínimo.

Des 201m Livre Traseira – exclusivamente para carros de tração traseira sem limite de tempo mínimo.

Des 201m 6,2s - para veículos que percorrem o trecho cronometrado em tempo superior a 6,200 segundos. Veículos de tração dianteira ou traseira. Nesta classe serão admitidos veículos baixados. Nesta classe é permitido o uso de qualquer tipo de pneu. Para esta classe é obrigatória apresentação de carteira de filiação junto à CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, válida para o ano de 2017.

6 - Para acessar a pista, o participante deverá mostrar a pulseira acima descrita quando esta for solicitada, além de ter passado pela vistoria obrigatória, onde o veículo receberá selo de identificação.

7 - Não será permitido acompanhante durante o procedimento de largadas. Somente o motorista poderá entrar na pista conduzindo o veículo.

8 - O veículo do participante passará por uma vistoria de segurança. Logo após a inscrição, conforme horário divulgado no cronograma. O próprio motorista deverá conduzir seu veículo até o local da vistoria. Esta vistoria irá verificar as condições gerais do veículo e se o mesmo estiver apto receberá um selo de vistoria, liberando a participação no evento.

9 - O veículo deverá estar com o cinto de segurança em boas condições e este deverá ter no mínimo três pontos de fixação.

10 - O extintor de incêndio é obrigatório e deve estar carregado.

11 - O banco do motorista deve estar em boas condições e com boa fixação.

12 - Portas dianteiras do veículo deverão abrir facilmente através de seus trincos externos.

13 - Todos os veículos devem ter, obrigatoriamente, cinta de proteção na capa seca do câmbio, confeccionada em chapa de aço de no mínimo 5 mm (cinco milímetros) de espessura por 7 cm (sete centímetros) de largura. Esta cinta deve estar fixada solidamente para prevenir que, em caso de quebra do volante da embreagem, peças possam atingir pessoas próximas do veículo.

14 - Os veículos dotados de eixo cardã deverão possuir obrigatoriamente uma travessa metálica de segurança com no mínimo 3 mm (três milímetros) de espessura, para que impeça o cardã de tocar o solo em caso de quebra.

15 - É obrigatório, para todos os veículos participantes, o uso de uma bandeja de contenção, instalada sob o motor e caixa de câmbio do veículo, com o objetivo de recolher o óleo/água/combustível que por ventura possa ser derramado em caso de quebra ou vazamento. Esta bandeja deve ter tamanho suficiente para cobrir toda a área do cárter do motor, da caixa de câmbio e dos reservatórios que se encontram no compartimento do motor, e que possam oferecer algum vazamento. A bandeja deve possuir uma borda de 3,0 cm (três centímetros) de altura em toda a sua extensão

16 - Os pneus devem estar em boas condições, não podem ser pneus de competição ou de modelos tipo “Drag Dot”, “Street Dot”, “Street Radial”, “Pro Street”, “ET Street” e similares, exceto quando o regulamento de uma classe permita. Os Pneus devem ter um sulco mínimo de 2mm na parte mais baixa.

17 - Outros itens como: suspensão, freios e rodas, também devem estar em boas condições.

18 - O chefe de vistoria pode recusar qualquer veículo que julgue não ter condições de segurança para participar do evento.

19 - NÁO SERÁ PERMITIDA A PARTICIPAÇÃO DE VEÍCULOS SEM DOCUMENTOS (BAIXADOS). NO ATO DA VISTORIA O PARTICIPANTE DEVE OBRIGATORIAMENTE APRESENTAR DOCUMENTO OFICIAL DO DETRAN (CERTIFICADO DE REGISTRO E LICENCIAMENTO DE VEÍCULO). Exceto na classe 6.2s.

20 - VEÍCULOS QUE PARTICIPAM DE CAMPEONATOS DE ARRANCADA (VEÍCULOS TIDOS COMO DE COMPETIÇÃO) SOMENTE PODERÃO TOMAR PARTE DO DESAFIO 201m NA CLASSE 6,2S.

21 - A ORGANIZAÇÃO PODERÁ ENQUADRAR NESTE REGULAMENTO QUALQUER VEÍCULO QUE ENTENDA COMO SENDO DE COMPETIÇÃO, NÁO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES OU RECURSOS SOBRE ESTE ASSUNTO.

22 - No dia do evento, os portões serão abertos às 7:30h para acesso dos veículos participantes e seus acompanhantes. O acesso do público será a partir das 08:00h.

23 - Trocas de classes (migração) só serão aceitas até o final da fase classificatória. Após este horário não serão aceitas alterações na inscrição original do participante.

24 - De todos os tempos obtidos nas baterias classificatórias por cada participante, classificam-se para a fase eliminatória os 16 melhores tempos válidos de cada categoria. (pista + reação)

Estes 16 carros ingressam em uma chave para iniciar a fase eliminatória.

Serão classificados 16 carros de cada categoria.

25 - Os veículos serão chamados para realizar as largadas seguindo a ordem das classe – 9.0s, 8.2s, 7.7s, 6,2s, Livre Dianteira e Livre Traseira. Após a chamada de cada classe os pilotos terão o tempo máximo de 4 minutos para apresentar seus veículos na área de largada. Após este prazo o box será fechado e outra categoria será chamada. Os participantes que não se apresentarem dentro do prazo perdem o direito de largada, estando consequentemente desclassificados.

26 - Os carros classificados serão chamados, via sistema de som, para a pista e organizados conforme a distribuição da chave. Os 08 ganhadores esperam para ingressar em nova chave. Os perdedores saem da disputa.

27 - Após o término da primeira bateria para todas as classes, os 08 carros ganhadores da fase anterior, serão chamados e organizados conforme a distribuição da chave. Logo após serão realizadas as largadas entre eles. Os 04 ganhadores esperam para ingressar em nova chave. Os perdedores saem da disputa.

28 - Após o término da segunda bateria para todas as classes, os 04 carros ganhadores da fase anterior, serão chamados e organizados conforme a distribuição da chave. Logo após serão realizadas as largadas entre eles. Os 2 ganhadores esperam para fazer a final. Os perdedores saem da disputa.

29 - Após o final da semi-final para todas as classes, os 02 carros ganhadores de cada categoria da fase anterior fazem a largada final que define o vencedor do Desafio 201m em cada classe. O horário da realização da largada final será divulgada no sistema de som do evento.

30 - OS VEÍCULOS SERÃO OBRIGADOS A PARTICIPAR DE TODAS AS FASES DA ELIMINATÓRIA. CASO ALGUM CARRO NÁO TOME PARTE EM ALGUMA LARGADA, O MESMO SERÁ AUTOMATICAMENTE DADO COMO ELIMINADO.

31 - As categorias serão chamadas para o alinhamento pelo sistema de som na ordem descrita no item 19. As largadas terão início conforme o andamento da prova e/ou horários estipulados. O não comparecimento na área de alinhamento quando chamado, implica na perda daquela largada do participante. Não serão realizadas largadas de participantes fora da sua categoria original.

32 - O participante tem que seguir o tempo mínimo de pista para a sua classe. Caso o tempo obtido em alguma largada seja menor que o permitido pela sua classe, esse tempo será excluído e o participante não terá direito a nova largada.

33 - Após o trecho de aceleração da pista (201m) a velocidade do veículo de ser reduzida imediatamente. O veículo não pode passar nos sensores instalados nos 402 metros com velocidade superior a velocidade alcançada nos sensores de 201metros.

38 - Esta velocidade será monitorada constantemente e exceder este limite implicará na desclassificação do participante das fases eliminatórias, mesmo que consiga estar classificado.

39 - A velocidade deve ser gradualmente reduzida até o final da reta. Na reta oposta, definida como área de retorno, a velocidade não pode exceder os 60Km/h.

40 - Na reta principal, entre a marcação de 402 metros e a curva do final da reta, haverá um veículo de resgate equipado com pessoal treinado para intervir em caso de incêndio e/ou acidentes. O pessoal deste veículo também estará incumbido de informar a organização sobre abusos na velocidade na área de “desaceleração”.

41 - Os veículos participantes da Desafio 201m. terão direito a box no autódromo mediante o pagamento de valor de locação de box a ser definido pela organização. A locação do box é para acomodar até 6 carros e dará direito a 1 (um) carro de apoio devidamente autorizado e identificado pela organização. Fora da área de box, qualquer tipo de cobertura ou tendas deverá ser providenciado pelo participante e a montagem mediante autorização da organização.

42 - Os participantes do Desafio 201m devem permanecer no recinto do autódromo durante todo o evento. Alterações no cronograma acima descrito podem ocorrer e os participantes podem ser convocados a efetuar suas largadas a qualquer momento.

43 - Em caso de chuva os veículos da Desafio 201m realizarão suas atividades normalmente. A organização do evento pode optar por cancelar ou adiar as atividades caso entenda que não existem condições de segurança para a continuidade destas atividades.

44 - É expressamente proibido o uso de bebida alcoólica por qualquer participante, durante o período que durar o evento.

45 - Dentro da área destinada aos veículos inscritos, só serão admitidos os veículos que estiverem participando do "Desafio 201m". Os participantes serão responsáveis por seus veículos e pertences, a organização não se responsabilizará por danos ou furtos dentro das dependências do evento.

46 - Até a fase das eliminatórias, a disputa será livre, respeitando a fila de acesso à pista. Cada participante pode escolher quem quer desafiar, dentre os veículos inscritos.

47 - Na fase das eliminatórias os perdedores serão eliminados e não poderão continuar com as largadas.

   OUTRAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES:

48 - Os veículos que irão disputar entre si, deverão ficar alinhados um atrás do outro até que o fiscal de saída de box autorize a entrada para a pista.

49 - Os participantes, para entrar na pista, deverão estar usando capacete fechado, calça comprida e tênis de amarrar.

50 - Os veículos entrarão na pista quando autorizados, em fila indiana, e o fiscal de pista prosseguirá com a orientação para que os participantes se dirijam até a área da largada.

51 - O percurso cronometrado da pista, considerado como "trajeto de aceleração", será de 201,0 metros, a partir da linha definida como linha de largada.

52 - O sistema de largada utilizado será composto de pré-alinhamento, alinhamento, largada ou queima, dependendo da condição.

53 - Não existirá nenhum tipo de contagem de pontos ou contagem de recorde. O participante receberá um extrato de tempo para simples conferência. Não poderão ocorrer contestações ou reclamações sobre os valores de tempo descritos no extrato. Serão premiados com troféus os 3 melhores participantes de cada categoria, definidos na fase eliminatória.

54 - É expressamente proibido testar veículos na área de box, estacionamento ou acessos do autódromo. A penalidade para esse tipo de infração será a desclassificação e a retirada do veículo da área do autódromo.

55 - Caso o participante queime sua largada (lâmpada vermelha acender) este deverá seguir pela pista e voltar para o Box. O participante que queimar a largada não poderá solicitar nova chance de largada, devendo voltar para a fila de saída de Box, se for o caso, ou encerrar sua participação caso seja a fase de eliminatórias.

56 - A velocidade de trânsito na área de box deve ser reduzida e não serão admitidas manobras que coloquem em risco as pessoas que estão circulando.

57 - As disputas não terão status de competição, portanto não contam pontos ou valem como classificação para qualquer tipo de campeonato, ranking ou tentativa de Record.

58 - Qualquer atitude do participante que cause transtorno ou prejudique o bom andamento do evento, será punido com a exclusão do participante do evento e o mesmo será convidado a se retirar da área do autódromo. Se tal atitude acontecer no final do evento ou nas imediações do autódromo o veículo, se for identificado, será proibido de participar das futuras edições do evento até que a organização entenda que é possível admitir novamente o participante.

59 - É expressamente proibido fazer manobras perigosas (zerinhos, burn-out, patinadas e excesso de velocidade) fora das áreas de competição. O infrator será punido com desclassificação.

60 - O participante, no momento da assinatura da ficha de inscrição, declara estar ciente que a atividade que desempenhará nas dependências do evento, constituem prática de risco, inclusive de morte.

Força Livre Motorsport

10 de junho de 2017.

Página em Construção